Importante!

Este blog não tem propósito de indicar tratamentos para substituir cuidados médicos e medicamentos.Em caso de doença procure um médico e faça o tratamento corretamente.As dicas aqui descritas servem como terapia complementar e preventiva.




sexta-feira, 22 de abril de 2011

Educação é Sinônimo de Humanização - Paulo Freire



Pensar a educação é pensar sobre a vida humana, em seu sentido histórico e nos porquês de nossa luta diária para construir um futuro. Tal reflexão implica voltar nosso olhar sobre o processo de humanização que está diretamente imbricado nas relações que estabelecemos com os outros (o contexto social), com o mundo (as coisas) e com a natureza (as condições para a criação da existência).

Nessa perspectiva, Freire parte da concepção de existência humana como busca de ser mais. Ou seja, somos seres incompletos que viemos nos vocacionando historicamente para a humanização. Segundo ele, nós, seres humanos, somos seres inacabados que, conscientes de nossa inconclusão, buscamos ser mais, humanizar-nos e, no entanto, nos deparamos com os condicionantes históricos que nos limitam.

A concepção de educação enquanto humanização em Freire implica entender a dialeticidade entre subjetividade e objetividade; ser humano e realidades socioculturais; consciência e mundo. Trata-se de um processo em construção a partir do qual a natureza humana vai se autoconstituindo ao construir um mundo humano.

Fonte: Revista Educação – historia da pedagogia

Sidilene Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário