Importante!

Este blog não tem propósito de indicar tratamentos para substituir cuidados médicos e medicamentos.Em caso de doença procure um médico e faça o tratamento corretamente.As dicas aqui descritas servem como terapia complementar e preventiva.




sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que é ler e escrever ?



- Um ato de comunicação verbal, seja ele oral ou escrito, pode ser caracterizado:- por envolver uma relação cooperativa entre o emissor e receptor;- por transmitir intenções e conteúdos;- por ter forma adequada à sua função;O contrato de cooperação:- seja informativo na medida certa (postulado da quantidade);- seja sincero (postulado de qualidade);- seja relevante (postulado da relação);- seja claro (postulado do modo).Vimos que os atos comunicativos verbais e, como tal, são passíveis de serem analisados numa abordagem funcionalista da linguagem. Sob essa perspectiva, a comunicação se rege por uma série de “contratos” entre emissor e receptor. O sucesso da comunicação escrita depende também de um fatiamento adequado da informação, acompanhados dos devidos índices de coesão textual.Referência: Mary A. KatoSidilene Lima15/11/10- Um ato de comunicação verbal, seja ele oral ou escrito, pode ser caracterizado:
- por envolver uma relação cooperativa entre o emissor e receptor;- por transmitir intenções e conteúdos;- por ter forma adequada à sua função;

O contrato de cooperação:- seja informativo na medida certa (postulado da quantidade);- seja sincero (postulado de qualidade);- seja relevante (postulado da relação);- seja claro (postulado do modo).

Vimos que os atos comunicativos verbais e, como tal, são passíveis de serem analisados numa abordagem funcionalista da linguagem.

Sob essa perspectiva, a comunicação se rege por uma série de “contratos” entre emissor e receptor. O sucesso da comunicação escrita depende também de um fatiamento adequado da informação, acompanhados dos devidos índices de coesão textual.
Referência: Mary A. Kato

Nenhum comentário:

Postar um comentário