Importante!

Este blog não tem propósito de indicar tratamentos para substituir cuidados médicos e medicamentos.Em caso de doença procure um médico e faça o tratamento corretamente.As dicas aqui descritas servem como terapia complementar e preventiva.




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Origem da Palavra Mentor




Mentor/a – Significado da Palavra

A palavra mentor significa aquele que aconselha, por ter angariado experiência e sabedoria.
As origens da relação sistemática com um mentor se perdem na antiguidade. Historicamente, a palavra é associada ao papel do instrutor ou mestre de um ofício que, com o tempo, vai transmitindo a arte daquele ofício ao aprendiz.
A palavra expressa ação associada ao substantivo mentos, que significa intenção, propósito, espírito, paixão.

Origem mitológica da palavra Mentor

Ao partir para a conquista de Tróia, Odisseu sabia que iria ficar muito tempo longe de sua casa e de sua família. Temendo pelo que pudesse acontecer, ele deixou sua propriedade, família e esposa Penélope sob os cuidados do amigo Mentor, pessoa de sua confiança.
Em sua ausência, as coisas foram indo de mal a pior. Os interessados em tirar vantagem de Penélope, beberam o vinho da adega de Odisseu, mataram gado para seu próprio uso, e seguiram usando e abusando de tudo.
A sábia deusa Palas Atena, olhando a situação de sua perspectiva mais ampla nos céus do Olimpo, concluiu que se isso continuasse, Odisseu ao voltar não encontraria mais nada. Ela então pediu a Zeus, Pai de todos os Deuses, permissão para descer e oferecer ajuda. E ele concordou que ela ajudasse.
E foi assim que Atena apareceu como Mentor, sussurrando bons conselhos nos ouvidos do jovem Telêmaco, filho de Odisseu.

Como resultado, até os dias de hoje, um mentor é aquele que é considerado um sábio conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário