Importante!

Este blog não tem propósito de indicar tratamentos para substituir cuidados médicos e medicamentos.Em caso de doença procure um médico e faça o tratamento corretamente.As dicas aqui descritas servem como terapia complementar e preventiva.




domingo, 10 de novembro de 2013

Palavras cruzadas: excelente exercício para ativar a memória


Para um bom desempenho cerebral necessitamos  de boa alimentação, exercícios físicos, boa noite de sono e exercício mental.
Um excelente exemplo é a resolução de palavras cruzadas, pois na medida em que tentamos lembrar a palavra que preenche determinados quadrinhos, estamos exercitando nossa memória de longa duração e paralelo a isso, vamos criando um novo vocabulário.
Também facilitamos nosso processo mnemônico trabalhando o raciocínio, a memória e a rapidez intelectual.
De acordo com o neurologista João Batista Valadares, estimular o cérebro é importante para manter a capacidade de ação dos neurônios, responsáveis pelos impulsos cerebrais que coordenam a memória e o pensamento. Ele afirma, inclusive, que jogos como as palavras cruzadas ajudam até mesmo a prevenir doenças como o Alzheimer - doença degenerativa que provoca a perda de memória, entre outros sintomas. "Quando exercitamos o cérebro, estimulamos os neurônios e aumentamos a sua capacidade de reter informações. Esse processo é fundamental para manter a saúde do sistema neurológico e a retardar e até mesmo prevenir o Mal de Alzheimer".


Fonte:
THOMPSON, Priscilla. Palavras cruzadas funcionam como malhação para o cérebroGazeta Online
VIEIRA. Cássio. Cérebro: jovem para sempre. Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário